Na noite de segunda-feira, 22/09, o Poder Legislativo de Fontoura Xavier realizou mais uma sessão ordinária, marcada pela aprovação de três projetos de lei do Executivo e pelas manifestações dos vereadores na tribuna sobre temas importantes para a comunidade, como habitação, infraestrutura, agricultura, causa animal e segurança no trânsito.
Entre as matérias em pauta, três projetos encaminhados pelo Executivo foram analisados e aprovados por unanimidade. Trata-se do Projeto de Lei nº 040/2025 que autoriza a isenção de IPTU e taxas para imóveis utilizados pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos.
Projeto de Lei nº 049/2025 que autoriza repasse mensal de R$ 300,00 à Associação do Grupo de Terceira Idade “Isso é Viver”, para manutenção de suas atividades e o Projeto de Lei nº 050/2025 que altera o artigo 5º da Lei Municipal nº 1203/2006, que trata do Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social (FHIS) e do Conselho Gestor do fundo.
O presidente da Casa, vereador Bruno Brum (PDT), destacou a importância do apoio à Associação de Idosos. “Quero parabenizar este grupo, que não é de terceira, mas da melhor idade. Pela alegria e dedicação em manter suas atividades, este repasse é simbólico, mas de grande importância. Quem sabe, com o apoio do Executivo, possamos aumentar este valor futuramente”, afirmou.
Tribuna: principais manifestações
Na tribuna, os vereadores trouxeram à tona preocupações e elogios sobre diferentes áreas da administração municipal. O vereador Eduardo Souza (PL) lamentou os falecimentos recentes de moradores, elogiou as melhorias em infraestrutura, como parquinhos e calçamentos, e alertou agricultores sobre o programa Terra Forte, que segue com inscrições até 17 de outubro.
O vereador Antônio Portela (PT) destacou dificuldades no andamento das casas populares, cobrou transparência nas obras da duplicação da BR-386 e das tendas dos Pinhão, apontou problemas com animais de rua e atendimento psiquiátrico e registrou votos de pesar às famílias enlutadas.
Já a vereadora Sirlei Amarante (PDT) recapitulou pontos do plano de governo 2025-2028 nas áreas de obras e agricultura, reforçou preocupações com as casas populares e com a duplicação da BR-386 e defendeu a criação do Conselho e Fundo Municipal da Causa Animal. Também parabenizou as comemorações da Semana Farroupilha.
O vereador Rivael dos Santos (PSD) se associou às falas sobre a causa animal, defendeu maior conscientização da comunidade quanto ao lixo e destacou o trabalho dos CTGs e escolas durante a Semana Farroupilha. Também alertou para a falta de sinalização no trevo de acesso ao Gramado São Pedro e reforçou o incentivo ao programa Terra Forte.
O vereador Edivan Valler (PDT) enalteceu a participação de 400 cavalarianos na Semana Farroupilha, anunciou a retomada das obras do ginásio do Gramado São Pedro e cobrou atenção especial da CCR para a sinalização no trevo da Vila Assis.
Após, o vereador Paulo Campanha (PL) agradeceu às secretarias municipais pelos atendimentos, especialmente nas áreas de obras e agricultura, parabenizou os CTGs pelo sucesso da Semana Farroupilha e destacou a importância da agricultura para movimentar a economia local.
Por fim, o presidente Bruno Brum (PDT) ressaltou o destaque estadual e nacional do tradicionalismo em Fontoura Xavier, parabenizando entidades e cavalarianos pelas atividades da Semana Farroupilha. Também criticou a insegurança causada pela falta de sinalização nas obras de duplicação da BR-386, reforçando que “nenhum recurso ou obra vale mais do que a vida de um cidadão”. Além disso, defendeu a prorrogação do prazo para inscrições nas casas populares.
Próxima sessão
O Poder Legislativo de Fontoura Xavier volta a se reunir em sessão ordinária no dia 06 de outubro, segunda-feira.

